Meu Mundo de Morango: Faça Você Mesma - Customização Glitter

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Faça Você Mesma - Customização Glitter

Quem anda de olho nas vitrines de sapatos ultimamente tem visto o glitter super presente. Dourado, prateado, preto e multicolor são as principais cores vistas nas lojas. Com um acessório assim, o foco facilmente passa da roupa para o complemento. Acho que no fundo toda mulher gosta de um brilho, e se usado com bom senso, pode ser um curinga no look.

Mas se você anda querendo economizar, ou simplesmente quer algo personalizado e único, saiba que tem a opção da boa e velha customização (DIY - Do It Yourself), da qual sou totalmente adepta! Resolvi dar uma nova cara para uma sapatilha "sambada" que andava sem uso, e ensiná-los como fazer!

Você vai precisar de:


*Cola branca (aquela escolar), ou cola própria para tecido (optei pela primeira porque era o que tinha em casa)
*Pincéis (um mais grossinho e um fino bastam)
*Glitter em pó na cor que você preferir, escolhi o Multicolor, usei 3 potinhos para fazer essa sapatilha (você encontra para comprar em papelarias ou lojas de artesanato, em São Luís achei no centro, no Cantinho Doce)
*Copos descartáveis (para despejar os materiais separadamente)

Procedimento:


-Primeiro forre o chão, para evitar sujeirada. Depois corte os copinhos descartáveis pela metade, em um coloque a cola, no outro o glitter.


-Usando o pincel com cerdas mais grossas, passe a cola por toda a superfície externa do sapato. Lembrando que esse tutorial é para sapatos com materiais porosos, como tecido, camurça, lona (tipo tênis All Star), etc. (nunca testei em couro, mas acredito que funcione porque é poroso). Acredito que só calçados de plástico, como melissas, não fixem muito bem o material.


-Depois que espalhar bem a cola, e usar o pincel mais fino para passá-la também nos locais mais difíceis (no meu caso os laços), hora de ir jogando o glitter por cima aos pouquinhos, pitadinhas, cuidadosamente. Evite fazer o procedimento em lugar aberto, senão já viu né? Glitter voando para todo lado.


-Normal fazer sujeira, cair glitter na parte de dentro do sapato, mas ele só vai fixar mesmo onde tem cola, portanto não se preocupe. Depois de cobrir o sapato inteiro com glitter, deixe secar 1 dia. Continuando, antes do próximo passo, verifique cuidadosamente se não ficou nenhum lugar sem glitter, se tiver ficado, passe noavemente um pouquinho de cola no local (usando o pincel fino), jogue o glitter e deixe secar por mais algumas horas.


-Agora é a hora de dar o acabamento. O que vai segurar o glitter além da cola passada antes, é mais uma camada de cola passada por cima, que funcionará como impermeabilizante e verniz, evitando que o glitter fique se soltando com o uso do calçado. Depois de passar novamente uma camada de cola, deixe secando mais 1 dia. Tem gente que usa verniz de acabamento para artesanato, mas eu acho essa opção da cola mais simples e com um bom efeito. Dê batidinhas para tirar os glitters que não estão grudados superficialmente (principalmente os que caíram dentro do sapato), e passe um paninho seco ou levemente úmido para retirar o restante.


-Prontinha para desfilar por aí!! Gastanto aproximadamente R$ 11,00! No meu caso, como o tecido era molinho, a cola o deixou mais durinho, mas não atrapalha em nada no conforto. Se vocês não tivessem visto o antes, tenho certeza que essa sapatilha passaria facilmente por uma nova, e muito mais bonita do que várias de grife que tenho visto por aí!!! Espero que tenham curtido a dica, e coloquem em prática! Tendência glitter com um gostinho especial de "eu que fiz"!


*Atualizando*

Resolvi personalizar mais um sapato capenga que tinha aqui, um preto de camurça super confortável que eu amo e já tava pedindo arrego há tempos, confiram o antes e depois da customização, o mesmo procedimento que ensinei acima, só que dessa vez usei glitter preto:


Agora quem estava em dúvida entre o glitter preto e o multicolor já pode ter uma ideia de resultado com os dois. Para fazer esse, gastei 5 potinhos de glitter. Gamei em ambos, milagres da reforma personalizada! Aliás, se você quiser, pode misturar várias cores diferentes de glitter e obter um sapato ainda mais diferenciado! Tá esperando o que para arrasar no brilho por aí?

Tenho recebido várias dúvidas no e-mail sobre o procedimento, então já acrescentei algumas informações no corpo da postagem. Se sobrar alguma, podem perguntar nos comentários!=)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comments