Meu Mundo de Morango: Cabelo, Praia e Piscina.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cabelo, Praia e Piscina.

É um grande desafio manter os fios saudáveis quando frequentamos muito praia e piscina. A combinação de sol, sal e vento são terríveis para os cabelos, e o cloro da piscina então, nem se fala. Mesmo para quem tem os fios naturais já causam problemas, imagina para quem tem químicas! Recebo muitos pedidos de dicas para como amenizar esses estragos. Já falei aqui antes que surfo de bodyboard, pratico há 10 anos e fiquei 1 ano e meio parada, estou voltando agora aos pouquinhos. Durante todo esse tempo desenvolvi e aprendi vários truquezinhos que ajudam a manter os fios saudáveis:

-Se a intenção é apenas ficar na areia sem ir ao mar, prenda os cabelos (para proteger do vento) sempre com as pontas escondidinhas no coque (elas são as partes mais frágeis) e de preferência use um chapéu ou boné para proteger os fios do sol. Se não for usar chapéu, use pelo menos um produto que tenha protetor solar para os fios. Ficar com os fios soltos compromete muito a saúde dos cabelos, principalmente das pontas, por ressecar e causar nós.

- Se a intenção é cair no mar (hello surf girls!), a dica é não entrar no mar com o cabelo seco, já que assim ele funciona como uma esponja, absorve mais facilmente qualquer agente em contato com ele, aí a salinidade da água se fixa mais fortemente nos fios. Umedeça sempre os cabelos e passe um produto capilar sem enxágue e com protetor solar antes de entrar no mar (essa regra também vale para piscina).

- Outra dica importante é depois de passar o produto para proteger os fios, prendê-los em um coque frouxo (se prender apertado pode quebrar os fios) usando uma liga de cabelo sem aquele detalhe de metal (recomendo aquelas estilo fio de telefone) antes de dar seus mergulhos. Assim diminui o contato direto dos fios com a água do mar (também recomendo para piscina).

- Depois de sair do mar, sempre lave os fios com água natural, para tirar o excesso de sal e areia dos fios. Evite penteá-los, mas se for fazê-lo, reaplique o creme de pentear ou spray e use um pente de dentes bem largos para não quebrar os fios.

- Não precisa investir em produtos caríssimos para usar na praia e na piscina, já testei alguns produtos caros com essa finalidade e não fazem tanta diferença assim. Principalmente se você for ficar entrando e saindo do mar, aí não tem bolso que aguente, porque além de ter que passar bastante produto, sempre que se sai do mar, deve-se lavar os fios com água natural e reaplicar o produto. O investimento mesmo deve ser feito em produtos pós-praia e piscina, na hora de tratar os fios.

- Se você tem cabelos oleosos, use produto em spray, já se você tem os cabelos ressecados, use o produto em creme.

- Atenção! Nem todos os cremes e sprays indicados para o verão, são próprios para proteger dos danos do mar e da piscina, alguns só tem mesmo proteção solar. Verifique no produto qual a indicação de uso. Geralmente os que possuem produtos emolientes funcionam mais, pois não saem com facilidade na água. Se você quiser, também pode colocar algumas gotinhas de óleo capilar junto ao creme de proteção sem enxágue, elas ajudam a impermeabilizar os fios antes de se expor às agressões da praia ou piscina, mas deve ser passado do meio para as pontas (essa dica é apenas para quem tem cabelos bem secos ou pontas muito danificadas).

- Sempre após a exposição dos fios à piscina ou mar, use um shampoo anti-resíduos para fazer uma limpeza mais profunda e tirar completamente os resquícios do cloro e sal (esse procedimento também tira o esverdeado dos fios após a piscina), e só então aplique a máscara de tratamento. Se você tiver os fios naturais, opte por uma hidratação profunda. Se seus fios tem algum tipo de química, faça uma plástica capilar (mistura de hidratação e reconstrução, veja como fazer aqui)

Como já expliquei, os produtos usados na praia não precisam ser os "caréeesimos" e "profissas". Se você pode e quiser comprar Kerastase, Bonacure, Keune e afins, se jogue! Eu como tenho peninha do meu bolso, na praia uso os baratex mesmo, e invisto mesmo em bons produtos na hora de tratar, depois da praia. Aí sim, nesses produtos, não deixe de investir ok?

Dos baratinhos indico:

Elsève Solar: tem consistência grossa, e um cheirinho bom, embora não seja o meu preferido, quebra o maior galho, ainda mais que é baratinho e fácil de achar. Dura bastante.

Seda Verão Spray e Creme para pentear.
São fáceis de encontrar e baratinhos, a consistência é parecida com a do Elseve, grossinha, por isso dura muito. Usei durante muito tempo, enjoei do cheiro, então hoje em dia só compro se não achar nenhum outro dos que gosto.
*Recebi uma informação do SAC da Seda que esses produtos agora saíram de linha e serão substituídos pela linha Clima Resist!
Neutrox Mar e Piscina: sim sim, aquela marca horrorosa que todo mundo acha o ó! Por ser bem emoliente, faz milagres na hora de proteger os fios das agressões do verão. Adoro besuntar os fios antes de entrar no mar, é ótimo! Um dos que mais uso, fácil de achar e barato. Mas olha só, pára por aí, só indico essa marca nesses casos praieiros ok?
Defrisante Nutrycap Morango com Champagne: tenho usado bastante esse defrisante, conheci a pouco tempo e é maravilhoso, mas por ser um pouco mais caro, intercalo com os outros. Fiz uma postagem sobre essa linha aqui)

Protetor Capilar Omegaplus Vita A: esse é um pouco difícil de achar, mas super baratinho e tem um cheirinho de côco que eu amo. A desvantagem dele é que a consistência é mais líquida e a embalagem pequena, então acaba rapidinho.

Spray Desembaraçante Crescidinhos Johnsons: ótimo para quem tem tendência a nós nas pontas. Usava muito quando tinha o cabelo compridão, e as pontas sempre ficavam embaraçadas, aí depois que saía do mar, ia ao chuveiro tirar o excesso de sal, e depois borrifava esse spray nas pontas.


Fora esses produtos, já testei muuuuuitos outros durante todo esse tempo de rata de praia. Mas esses são os que eu costumo usar mais. Não precisa ter todos eles em estoque, basta escolher um e comprar. Quando acabar, vá testanto os outros até achar o que gosta mais, todo são ótimos se usados corretamente com as dicas que passei.

Se você quer e pode investir em produtos caros, indico:

- Gelée Waterproof da Kérastase
- SH-RD Protein Cream da NPPE (postagem sobre ele aqui)
- Oil Hair Keune
- Shimmering Oil UV Rescue da Redken
- Lifetex Sun Protector Fluid da Wella
- Soleil Aqua-Seal da Kerastase


Ufa!!! Essa postagem demorou, mas saiu! Deu um trabalhão, mas agora está tudo aí para curtir uma praia ou piscina com os devidos cuidados para não esquentar tanto a cabeça com os cabelitchos! Bom surf, boa praia, boa piscina, bom verão! ^^
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
10 comentários

10 comentários:

Evelyn Oliveira disse...

é... mas com o tempo que está aqui em sampa... está loooonge o dia de eu ver uma praia ou piscina kkk... eu costumava usar esse seda... tinha um antigamente tb que eu usava, era da elseve tb, mas n me lembro qual... fica bem Paula bjo

Taila disse...

bom! pela minha pele de vandinha da pra notar que eu não vou a praia ne? hehehe mas ta anotado aqui. no dia q eu for, alem de me besuntar de protetor solar, vou encher os cabelos com algo assim. ^^ beeeijo, Paula ^^

Heri Carvalho disse...

Faço minhas as palavras de Taila xD
Mas nos meus velhos tempos em que ia a praia, pegava qualquer creme baratinho e besuntava os cabelos. Sempre funciona :)

Ananda disse...

Simplismente...amo esse blog!!! Bjinho...

Daiane disse...

Muito legal esse post é tudo que toda loira precisa saber.De passar creme e protetor capilar eu já sabia mas essa de molhar-lo antes de entrar no mar ou piscina eu não sabia bom saber né.
Como aqui na minha cidade não tem praia eu vou de piscina mesmo.hauhauha

Raíssa disse...

Adoro esse blog!! A Paula entende mto! =D
Surf surf surf! E sem danificar os cabelinhos ehhee
bj, até mais
Raíssa

Thata disse...

Nossa, achei seu blog, por uma pesquisa que estva fazendo sobre tinturas para cabelos loiros. achei seu blog e amei,adorei as dicas para ter um loiro platinado.
O meu cabelo é loiro, bem branco nas pontas, logo em cima um pouco amarelado e na raiz está castanho escuro, vc ja pode imaginar como se encontra né, pena que vc mora muito longe de mim, rsrs se não iria correndo para o seu salão.Beijão e sucesso

Marina disse...

Ameiiii, simplesmente demais... Parabéns adorei as dicas

FERNANDA SILVEIRA disse...

muito bom msm aDOREI .

FERNANDA SILVEIRA disse...

aq maioria tenho em casa sou viciada em cremes e shampoo. obriada pelas dicas .bjs

Postar um comentário

Gostaram?? Então comentem, curtam a postagem e a página do Meu Mundo de Morango no Facebook!! =) Contato, sugestões e dúvidas, mande um e-mail para meumundodemorango@hotmail.com logo que puder, responderei!! Muuuuuito obrigada!!!!