Meu Mundo de Morango: Iluminando os Cabelos - Mechas no Plaquete

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Iluminando os Cabelos - Mechas no Plaquete

Cabelo da Cliente - Resultado Final(clique para aumentar)
Hoje irei mostrar mais um método de iluminar os cabelos: mechas no plaquete. Diferentemente das mechas na touca que expliquei na última postagem sobre mechas, esse método é mais rápido e permite um maior controle das áreas a serem clareadas, assim como a espessura das mechas. Esse método é uma variação das mechas com papel, a aplicação é basicamente a mesma, só que não se usa o papel para envolver as mechas. Mas Paula, não mancha o cabelo? O segredo está  exatamente no preparo do descolorante + água oxigenada, essa mistura deve ficar bem consistente para não escorrer e manchar. Por isso recomendo o uso de uma água oxigenada bem cremosa, e logicamente um bom descolorante profissional. Quem não leu ainda a respeito dos produtos que utilizo, é só dar uma lida aqui : lá indico os melhores com que trabalhei.

Diagnóstico do cabelo: comecei a trabalhar com esse cabelo agora, o objetivo era clareá-lo, mas sem muito impacto. Porque não optei por descolorir o cabelo todo? -Segundo relatos pessoais, o cabelo já havia passado por 3 descolorações caseiras, portanto uma descoloração total além de danificar mais e causar possíveis cortes químicos, também traria um maior impacto visual. O cabelo apresentava 3 cores: amarelo (próximo a raiz e meio do cabelo), amarelaranja (próximo a raiz e pontas) e laranja (pontas). As mechas suavizaram as manchas, e também fiz a tonalização do fundo do cabelo e das mechas, o que neutralizou os tons indesejados. Para finalizar foi feita uma progressiva.

Passo-a-Passo:

1- Para quem não conhece, lhes apresento o plaquete, instrumento das nossas mechas de hoje. Aposto que você já tinha visto mas não sabia para que servia! Custa em torno de R$ 7,00.
2- Divida o cabelo em 3 partes, laterais da cabeça (1 de cada lado) e uma na parte de trás da cabeça. Solte uma camada de mecha, nem muito grossa e nem muito fina.

3- Com o cabo de um pente fino, separe sub-mechas dentro daquela mecha que você soltou anteriormente, escolha a espessura das mechas de acordo com o resultado que você quer. No caso intercalei mechas mais grossas com mechas de espessura média.
4- Apoie as mechas separadas no plaquete de modo firme para passar o descolorante.

5 e 6- Vá passando o produto no cabelo apoiado no plaquete, deslize o plaquete ao longo do cabelo e continue a passar o descolorante nas mechas até estarem completamente com o produto, até as pontas. Solte normalmente sem colocar nada. Lembrando o que falei no início, a mistura do descolorante + água oxigenada deve ser preparada de modo a ficar bem firme e consistente, senão o cabelo ficará manchado.
7- Prossiga tirando outras camadas de cabelo e repetindo o procedimento: separando as mechas da camada, apoiando no plaquete, passando o descolorante e soltando sobre o restante do cabelo.
8- Depois de terminado a parte de trás do cabelo, prossiga da mesma forma nas laterais, até completar o cabelo inteiro.
*Uma dica é sempre intercalar as mechas, por exemplo, na camada de cabelo anterior você pegou em um local, na camada de cabelo seguinte, pegue exatamente onde não pegou na anterior. O desenho que eu fiz está meio totalmente canalha, mas acredito que dê para entender!hehehe


9- Detalhe das mechas na região próxima a raiz. Essa técnica é uma das que permite maior proximidade com a raiz. Logo que terminado o trabalho da colocação do descolorante, sempre é bom verificar na parte mais visível do cabelo (a parte de cima) se está tudo certinho, às vezes é necessário complementar levemente uma parte ou outra na qual faltou descolorante. Para isso recomendo melar a pontinha do cabo do pente no descolorante e colocar cuidadosamente onde ficou falho.
10- O tempo de pausa varia de acordo com o produto utilizado, nesse caso foram 50 minutos. na hora de enxaguar sempre uso água morna, que ajuda a tirar completamente os resíduos do descolorante, e lavo com um shampoo apropriado. Atualmente estou utilizando o Intensive Pré e Pós Química da Charis, você pode vê-lo aqui.
11- Depois de lavado é hora da neutralização de tons. Nesse caso foram feitas em 2 etapas: Neutralização dos tons amarelados (Tonalizante com pigmentos violetas) e neutralização dos tons alaranjados (Tonalizante com pigmentos cinzas). O tempo de ação varia de acordo com a concentração de pigmentos do tonalizante, por isso não tem tempo exato, nessa hora é bom saber usar o olhômetro e não descuidar. Geralmente uns dez minutos são tempo suficiente para obter um bom resultado sem escurecer o cabelo. Depois do tempo de pausa é enxaguar e partir para a última etapa.
12- O cabelo foi finalizado com uma progressiva, mas a finalização pode ser com uma hidratação ou reconstrução, vai depender da avaliação de cada cabelo após o término do processo. Outra coisa importante é cortar as pontas, no caso só fiz uma manutenção do corte existente (repicado). Essa foto foi tirada após a lavagem da progressiva (após o tempo de pausa de 3 dias), não foi feita nenhuma escova, sequei apenas com o vento do secador para mostrar o resultado final. Essa foto foi tirada com flash a noite, enquanto a primeira do "Antes e Depois" do início da postagem, foi tirada de manhã, sem flash e com a luz natural do dia.

*Para conseguirem visualizar melhor, mais um exemplo de cabelo que fiz com mechas no plaquete, como a base está mais escura fica bem mais visível:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
16 comentários

16 comentários:

milene disse...

NOSSA ESPETACULARRRRRRRRRRRR!!
MUITO BOM!!
PARABENS MORANGA!

Luana Medeiiros' disse...

nossa muito legal .. eh vc nas fotografias?
Gostei muito da cor. Parabéns*

Nina disse...

Parabéns pelo trabalho Paula! Vc é muito caprichosa e cuidadosa! Tudo certíssimo!!!
Eu queria ser mais habilidósa...mas meu negócio mesmo é recomendar, explicar, vender... acho que vou fazer outros cursos, e o primeiro seria de descoloração e colorimetria! rs!

nega hamburguer disse...

vc é cabeleireira e eu num tô sabendo?
hhehehe
coloquei umselinho lá no meu vc viu?

bjoz.

Jalila Eos disse...

Que cabelitcho lindo esse, não???
Que chique! Tenho uma hair stylist hehehehe
Paulaaaaa me socorre! ele tá ficando amarelado e to sem keraton pq nao achei naquele dia que saí da tua casa na São Patrício ¬¬.
Posso fazer a mistureba de VG?
bjocas moranguita!

Aninha disse...

Paulinha,me explica uma coisa:em que você é ruim?Sua mão é divina,amiga!

Juh disse...

Florr
amei o resultado do cabelo,ficou lindo!!!
a cor(as cores) pra ser mais precisa,non estava nada legal,eh incrível cm vc conseguiu dah mais vida pro cabelo
ficou perfeito!!!
bjoks

Raíssa disse...

Também queria saber em que você é ruim Paulinha!! haha
Parabéns Baby!

lepassionn disse...

Vc é cabeleireira? Se for mesmo, parabéns, ficou incrível e muito caprichado nossa *-*
A cor é linda!
Eu morro de vontade de fazer mechas californianas mais tenho medo de quebrar todo meu cabelo pq é bem fraquinho e fino...

Ah! Eu amei suas fotos do flickr, vc parece a barbie!
beijosssss

Marymel disse...

Oi Paula muito gostoso seu espaço.rsrsrsrs
Amo MORANGO!!!
Estou aqui pra te oferecer todos os meus selinhos;Incluindo o seu blog é um mel pra mim.Fique a vontade pra pegar beijss.

Anee disse...

Ficoou lindoo!!
Paraabéns querida.
Beijoos

Bel Rocha disse...

"vc é cabeleireira e eu num tô sabendo?" hahaha
você mandou muito bem, flor! parabéns!
Beijocas

Bel Rocha disse...

Muito sucesso pra você, fico feliz de saber que está trabalhando com isso, você leva muito jeito mesmo. Eu também estou trabalhando na área da beleza, terminei curso de Maquiador e estou fazendo Mary Kay. Estou amando!
Beijos

Alessandra disse...

Oi, amei o blog, gosto muito de fazer esse tipo de trabalho em ksa, fiz o da minha mãe, porém ficou claro demais, gostaria de fazer mechas escuras mais na área frontal, como faria???? meu e-mail é alessandra26lima@hotmail.com!!!!
Manaus-Am.

Miss-Strawberry disse...

Alessandra, tentei mandar um e-mail para vc e retornou para minha caixa, pode mandar um e-mail para meumundodemorango@hotmail.com que te respondo ok???bjãoo

milene disse...

agora qu vi vc explicando aqui flor.... deu pra ter uma otima ideia, bjus e obrigada

Postar um comentário

Gostaram?? Então comentem, curtam a postagem e a página do Meu Mundo de Morango no Facebook!! =) Contato, sugestões e dúvidas, mande um e-mail para meumundodemorango@hotmail.com logo que puder, responderei!! Muuuuuito obrigada!!!!