Meu Mundo de Morango: Gengibre do Sushi

domingo, 11 de outubro de 2009

Gengibre do Sushi


Sabe aquele gengibre que vem como acompanhamento do sushi, umas fatias amarelas bem fininhas? Se chama Gari, nada mais é do que um preparado de gengibre em conserva. Eu adoooro e como muito gengibre, além de gostoso faz muito bem para a garganta e acelera o metabolismo, entre outras propriedades benéficas. Aprendi a fazer com minha amiga Mariza, obrigada pela receita moranguita!=*

Você vai precisar de:

- 500g de gengibre descascado
- 2 xícaras (chá) de vinagre de arroz (ou vinagre branco comum)
- 3 xícaras (chá) de água
- 3 colheres (sopa rasa) de sal
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

Procedimento:


1- Essa é a carinha do gengibre no supermercado, quando for comprar as 500g, sempre compre um pouco mais porque ele ainda deverá ser descascado. Umas 600g custam em média R$ 6,00.


2- Descasque o gengibre e tire qualquer parte fibrosa que ele tenha, geralmente ficam perto das extremidades, você identificará essas partes pela falta de maciez. Quanto mais novo o gengibre, menos partes fibrosas e mais saboroso ficará depois de preparado.



3- Você terá que fatiar o gengibre beeem fininho, e para isso recomendo um cortador como esse (mandolim) que facilita tudo ou uma faca super amolada e muita habilidade.


4- Depois de fatiado, hora de cozinhá-lo.


5- Coloque todo o gengibre fatiado em uma panela com água e cozinhe-o até que a água ferva. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os gengibre.


6- Depois que ferver, escorra o gengibre e deixe esfriando.


7- Enquanto espera o gengibre ferver, em outra panela coloque o vinagre, a água, o sal e o açúcar nas quantidades indicadas. Leve ao fogo até ferver, desligue e deixe esfriar.



8- Agora junte o gengibre que ficou escorrendo com a mistura (água, vinagre, açúcar e sal) fervida, e transfira para um recipiente limpo e seco. IMPORTANTE: o gengibre deverá ficar imerso no líquido.


9- Tampe bem o recipiente e deixe o gengibre curtindo em temperatura ambiente por 2 dias, depois conserve-o na geladeira. Agora é só consumir! Dura até por 6 meses, então pode fazer bastante, é uma ótima pedida também para misturar à salada. Fica uma delícia e igualzinho ao que você come nos Sushis da vida!!!!

P.s.: Se quiser, aproveite a água do cozimento do gengibre e beba como chá (é ótimo para a garganta).


*Um ótimo feriado e um feliz Dia das Crianças!Iupiiiiii!*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
5 comentários

5 comentários:

Natty S.S disse...

Oii nossa adoro seu blog, tem um selinho pra você no meu blog, a prpopósito adorei que você tenha colocado esta receita no blog, amo esse gengíbre que vem com o sushi.
bjinhos
;*

disse...

Olha, vc aprimorou a receita hein! Deve ter ficado show, chuchu!!!!!!!!

Te amoooooo
Beijoooooo

** Lary ** disse...

oi tava passeando por ai quando cai aqui no seu blog, eu não curto gengíbre, mas amei seu blog. Vo seguir, se não for pedir muito segue o meu também??

Heri disse...

Uaaaau!! Belíssima receita!
Esse gengibre como acompanhamento seja do que for, é muito bom!
Valeu por compartilhar :)

bjo!

Jalila Eos disse...

Essas tuas receitinhas XDDD
Essa vou fazer tb!
Fiz a do danoninho aqui em casa e geral gostou hehehe
Fiz hj e hj mesmo acabou hehehehe
Aqui em casa doce não dura rs
bjocas flor

Postar um comentário

Gostaram?? Então comentem, curtam a postagem e a página do Meu Mundo de Morango no Facebook!! =) Contato, sugestões e dúvidas, mande um e-mail para meumundodemorango@hotmail.com logo que puder, responderei!! Muuuuuito obrigada!!!!