Meu Mundo de Morango: Pele - Qual o seu tipo?

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pele - Qual o seu tipo?


Durante muito tempo, os dermatologistas adotaram a classificação proposta pela cosmetóloga Helena Rubenstein, que dividia os tipos de pele em seca, oleosa e mista. O problema dessa classificação é que não leva em conta vários outros parâmetros que devem ser analisados para uma avaliação mais completa. Por esse motivo, após o século 20 foi adotado o Sistema Baumann de classificação, da Dra. Baumann. De acordo com esse sistema, 4 critérios principais devem ser avaliados afim de descrever com precisão seu tipo de pele:

*Seca(D) ou Oleosa(O):
A pele oleosa aparece brilhante, e as pessoas com esse tipo de pele devem preferir produtos em gel, loção “oil free” não oleosa ou produtos em pó. Essas pessoas não toleram produtos em creme, pois pioram a oleosidade. A pele seca apresenta-se opaca e descamativa. As pessoas de pele seca apreciam produtos em creme. Muitos acreditam que esse parâmetro seja afetado apenas pela produção de óleo, mas a condição da barreira da sua pele também desempenha um papel importante.
*Sensível(S) ou Resistente(R):
A pele sensível fica facilmente vermelha e irritada, mesmo com o uso de produtos “suaves”. Essa pele também pode ter tendência a desenvolver acne, rosácea e dermatites. Já a pele resistente tem uma barreira da pele resistente e geralmente necessita de produtos com ácidos fortes ou com alta concentração de ativos para ocorrer penetração na pele e obtenção do resultado desejado.
*Pigmentada(P) ou Não Pigmentada(N):
Algumas pessoas pensam que as pessoas com a pele pigmentada são aquelas que têm a pele escura ou negra. Isso não corresponde a verdade na classificação da Dra. Baumann. Todos que têm manchas escuras, como melasma, manchas de sol, sardas… são considerados tipos pigmentados.
*Enrugada(W) ou Firme(T):
Esse parâmetro é o melhor indicador de como sua pele envelhecerá, baseia-se tanto nas características genéticas, como no estilo de vida. Você não pode mudar seus genes, mas sua rotina de vida pode incorporar hábitos saudáveis que ajudem na prevenção do envelhecimento precoce. Os fatores que contribuem para o envelhecimento da pele são: exposição solar (o principal), tabagismo, má alimentação, dentre outros.


Cruzando essas informações, podemos ter até 16 tipos de pele diferentes, e são utilizadas as iniciais em inglês para a classificação. Por exemplo, minha pele é OSPT (Oleosa, Sensível, Pigmentada e Firme). De acordo com essa divisão mais minunciosa de tipos de pele, é possível tratar não só um problema por vez, mas usar cosméticos voltados para todos os problemas de uma determinada pele. Vamos saber qual o seu tipo de pele? Neste link você encontra um teste elaborado pela Dra. Érica Monteiro baseado no questionário de 64 perguntas desenvolvido pela Dra. Baumann em seu livro (Pele Saudável):

Confira agora qual o melhor tratamento para o seu tipo de pele:



-Oleosa, sensível, não pigmentada e propensa a rugas: São as peles difíceis de bronzear, avermelhadas e com poros abertos. As rugas costumam ser precoces. Usar: séruns com antioxidades para hidratação.
-Oleosa, sensível, não pigmentada e firme: É a pele que ruboriza facilmente e as veias do rosto são mais aparentes. E fácil notar manchas vermelhas que descascam, sobretudo em torno do nariz. Neste tipo de pele as rugas costumam aparecer só após os 40 anos. Usar: produtos antiiflamatórios, com camomila ou Aloe Vera e protetor solar.
-Oleosa, sensível, pigmentada e propensa a rugas: É a pele que bronzeia fácil, mas costuma apresentar muita acne e dermatite. As primeiras rugas aparecem já por volta dos 20 anos. Usar: cremes com efeito salicílico e filtros solares que evitem a oleosidade
-Oleosa, sensível, pigmentada e firme: Este tipo de pele apresenta alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações. É propensa a alergias e, nas pessoas claras, a sardas e manchas de sol. Usar: produtos com camomila, Aloe Vera e ácido salicílico, que aliviam as inflamações.
-Oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas: Tem aparência lustrosa, com poros largos. A acne é incomum. Usar: esfoliantes para reduizir a oleosidade. Cremes com coenzima Q 10, ginseng, chá verde e vitamina C, retino, Dmae e ácido glicólico em alta concentração para amenizar as rugas.
-Oleosa, resistente, pigmentada e firme: Mais comum em negros, é a pele que brilha, principalmente em fotografias. Nas peles claras nota-se maior incidência de sardas e manchas. Usar: vitamina C, retinol, ácido kojico e ácido glicólico são eficazes para remover manchas e evitar rugas.
-Oleosa, resistente, não pigmentada e propensa a rugas: Brilho moderado na face, pouca acne, mas as rugas são precoces. Usar: produtos com antioxidante para prevenir o envelhecimento.
-Oleosa, resistente, não pigmentada e firme: dificilmente apresenta manchas, vermelhidão ou ressecamento. O bronzeamento também é difícil devido à falta de pigmentação. Usar: loções de limpeza e esfoliantes diariamente.
-Seca, sensível, pigmentada e propensa a rugas: Muito fina e seca, apresenta irritações e vermelhidão com muita freqüência. Usar: águas termais em spray antes de aplicar cremes, para aumentar a hidratação, hidratantes pela manhã, à tarde e a noite.
-Seca, sensível, pigmentada e firme: Pele mais sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Muitas vezes pode apresentar manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço. Usar: hidratantes com filtro solar e ingredientes simples.
-Seca, sensível, não pigmentada e propensa a rugas: Ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. A acne é moderada, os vasos são aparentes na face e as rugas são geralmente precoces. Usar: hidratante pelo menos três vezes ao dia.
-Seca, sensível, não pigmentada e firme: Pele seca, com descamações, vermelhidão e coceiras. Sujeita a alergias e ao aparecimento de espinhas ocasionais. Usar: hidratantes fortes, de preferência com filtro solar.
-Seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas: Sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos. É um tipo de pele que bronzeia facilmente. Usar: cremes para o rosto e área dos olhos com antioxidantes em doses altas. Agentes clareadores como a vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e ajuda a diminuir manchas. Esfoliantes quatro vezes por semana.
-Seca, resistente, pigmentada e firme: Seca, com descamações no rosto e no pescoço. Pode apresentar sarda ou manchas de sol. Usar: hidratantes com filtro solar para evitar manchas e sardas.
-Seca, resistente, não pigmentada e propensa a rugas: Pele muito clara, típica do norte da Europa. Delicada, não costuma apresentar sarda ou manchas. Usar: hidratantes ricos em antioxidantes como vitamina C e E e chá verde.
-Seca, resistente, não pigmentada e firme: É a pele típica de loiros ou morenos claros. O bronzeamento é raro em virtude da ausência de pigmentação. Usar: hidratantes com ingredientes simples como glicerina.

*Lembrando que essas informações são apenas uma referência, o tratamento específico deverá ser indicado pelo seu dermatologista!*


Como aplicar os cosméticos no rosto:


* Nunca use os dedos para tirar os produtos das embalagens, use uma espátula. E em seguida lave-a, a fim de evitar alterações e contaminação da formula.
* Espalhe emulsões de limpeza, tônicos, hidratantes e cremes nutritivos respeitando os seguintes movimentos (de acordo com a imagem):
- Testa: de baixo para cima
- Olhos e maças do rosto: movimentos circulares em direção as orelhas
-Queixo e pescoço: de cima para baixo em direção ao colo

Referências e Imagens:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
1 comentários

Um comentário:

Hellen C. disse...

Acho que eu ja tenho que começar a apelar pra esses renew, to indo pra casinha dos 20 mes que vem :( Nunca usei nada no rosto alem de maquiagem; meu rosto é mega oleoso; so lavo bem e uso pancake e po pra acabar com pouco da oleosidade

Postar um comentário

Gostaram?? Então comentem, curtam a postagem e a página do Meu Mundo de Morango no Facebook!! =) Contato, sugestões e dúvidas, mande um e-mail para meumundodemorango@hotmail.com logo que puder, responderei!! Muuuuuito obrigada!!!!